SPI coorganizou workshop sobre perspetivas da Europa e China nas áreas do 5G e IoT no âmbito do Global IoT Summit / IoT Week 2018 em Bilbao

11 Junho 2018

 

A Sociedade Portuguesa de Inovação coorganizou um workshop do projeto EXCITING sobre perspetivas da Europa e da China nas áreas do 5G e IoT (internet das Coisas). O workshop foi realizado no âmbito do Global IoT Summit / IoT Week 2018, evento que decorreu em Bilbau (Espanha) entre os dias 4 e 7 de junho de 2018.
O workshop, que se realizou no dia 4 de junho, abordou o estado atual, os desafios e as oportunidades relacionadas com o 5G e IoT, incluindo nos domínios da interoperabilidade e estandardização. Foram discutidos os esforços de cooperação atuais e planeados entre a Europa e China nestas áreas, nomeadamente através da implementação de projetos-piloto de grande escala (LSP). Foram apresentados os livros brancos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto EXCITING e foi apresentada a ferramenta PANORAMA, que irá contribuir para futuras oportunidades de cooperação entre a UE e a China.


O workhop incluiu várias apresentações de pessoas ligadas ao projeto EXCITING, nomeadamente Yuming Ge (CAICT), Yang Yang (WICO), Georgios Karagiannis (Huawei/AIOTI), Latif Ladid (Universidade do Luxembourg), Kai Zhang (Martel), Serge Fdida e Andrea (Universidade de Sorbonne) e Samuel Almeida (SPI). Franck Boissière, da Comissão Europeia, também interveio no workshop.
O projeto EXCTING (https://euchina-iot5g.eu/), é uma ação de apoio e coordenação financiada pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa Horizonte 2020, pelo governo Chinês e Suiço. O consórcio é composto por 14 parceiros, entre organizações europeias e chinesas. A SPI é uma entidade parceira no projeto. O projeto teve início em novembro de 2016 e termina em outubro de 2018.


O evento IoT Week é uma das conferências mais importantes no domínio da Internet das Coisas. Desde 2011 que é organizada anualmente pelo IoT Forum e mobiliza centros de investigação, representantes da indústria, PMEs, developers e decisores políticos, incluindo a Comissão Europeia.